Comprar um imóvel é um sonho para muitas pessoas, mas conseguir o financiamento necessário, em alguns casos, pode ser um pouco complexo.

É comum que, na primeira tentativa, algumas pessoas recebam a notícia de que a instituição financeira reprovou seu financiamento imobiliário.

Apesar disso, não é necessário se frustrar, o ideal é ter clareza do processo para entender o motivo e ser organizar para uma nova tentativa.

Por isso, vamos explicar as principais razões para a negativa de financiamento imobiliário e como evitá-las. Continue lendo para saber mais!

 

 

Como solicitar a análise para financiamento?

O corretor é o responsável por receber a documentação e enviar à Caixa Econômica por meio de um correspondente bancário credenciado à instituição. Esse credenciamento garante que não haja fraudes ou golpes, já que se trata de documentação pessoal.

Então, para realizar a análise de crédito há um custo, em alguns casos a construtora arca com a despesa, em outros, quem paga o valor ao correspondente é o próprio cliente. Isso dependente da forma como a construtora optou trabalhar.

 

Problemas com a documentação

A documentação é um dos fatores mais importantes na hora de solicitar um financiamento imobiliário. Portanto, é necessário apresentar uma série de documentos que comprovem sua renda, estado civil, entre outras informações.

Se houver algum problema com a documentação, o financiamento pode ser reprovado. Por isso, antes de apresentar a documentação para a instituição financeira, certifique-se de que tudo está conforme o solicitado e, principalmente, legível. Existem casos em que apenas pelo fato da documentação estar ilegível acontece a reprovação de crédito.

 

Renda insuficiente

Durante a escolha do seu imóvel, é comum que o corretor realize uma simulação para compreender sua renda, potencial de compra e o percentual que seria comprometido com o valor das parcelas. A renda desempenha um papel crucial na concessão, já que as instituições avaliam se há comprovação formal da simulação e se não existe o risco de um comprometimento maior que 25% do valor parcelado. Se houver um risco maior ou se a renda simulada não coincidir com os comprovantes apresentados, sua solicitação de financiamento pode ser negada.

Se você possui algum financiamento ativo, isso aparecerá nas consultas do banco, e, dependendo do valor contratado, será somado ao montante dos 25% do comprometimento de renda. Aumentando, dessa forma, as chances de reprovação.

Afinal, para evitar que as reprovações ocorram, é importante ter renda suficiente para cobrir suas despesas fixas e as do financiamento.

Portanto, antes de solicitar um financiamento imobiliário, faça uma análise cuidadosa de seu rendimento e despesas para garantir que terá condições de pagar as prestações. Nós preparamos um conteúdo falando sobre Planejamento Financeiro. Confere lá!

 

Score de crédito baixo

O score de crédito é uma pontuação que indica o seu histórico de pagamentos e a probabilidade de você pagar suas dívidas em dia. Essa pontuação é uma das ferramentas que as instituições financeiras utilizam para avaliar a sua capacidade de pagamento.

Desse modo, se o seu score de crédito estiver baixo, a instituição financeira poderá considerar que você é um cliente com risco de inadimplência e negar o financiamento. Para evitar essa situação, é importante manter um bom histórico de crédito, fazendo pagamentos em dia e mantendo o saldo de dívidas controlado.

 

Comprometimento de renda

Outro motivo comum que resulta em um financiamento reprovado, é a quantidade de dívidas do solicitante. Itens como parcelamentos e faturas do cartão de crédito, crediários em lojas e demais contas entram na análise do banco.

Os valores em aberto comprometem a sua renda, mesmo sendo parcelado. Neste caso, o banco leva em consideração os valores parcelados como um comprometimento já existente, dessa forma é possível que a instituição entenda como um risco e reprove o financiamento.

Lembre-se que se houver qualquer restrição ou inadimplência, por menor que seja o valor, o financiamento será reprovado. Por isso, converse com seu corretor de imóveis para que ele possa fazer uma busca e ter essa informação antes mesmo de solicitar sua análise de crédito.

 

Erros na declaração do Imposto de Renda

A declaração do Imposto de Renda também é um item importante para a análise de crédito. Os dados informados devem estar corretos e compatíveis com as outras informações apresentadas na solicitação do financiamento.

Erros na declaração ou informações inconsistentes podem ser um motivo para a reprovação do financiamento imobiliário. Assim, é fundamental exercer cautela ao preencher a declaração do Imposto de Renda e revisar as informações antes de submeter a solicitação.

Vale lembrar que, além da declaração do IR, é necessário apresentar o recibo de entrega da declaração.

 

Como evitar a reprovação do financiamento imobiliário?

Para evitar a reprovação do financiamento imobiliário, é importante se preparar com antecedência e tomar algumas precauções.

Veja algumas dicas:

  • Mantenha as suas contas em dia: fundamental para manter um bom histórico financeiro e aumentar as suas chances de aprovação do financiamento.
  • Limite as suas dívidas: isso evita que você acumule contas em aberto.
  • Tenha uma reserva financeira: dessa forma, você garante recursos suficientes para cobrir as despesas em caso de imprevistos.
  • Conheça os seus limites: avalie cuidadosamente a sua situação financeira e entenda quais são os seus limites.
  • Mantenha uma boa relação com a instituição financeira: pode ser importante na hora de solicitar um financiamento.

 

Conclusão

Conforme descrito, são diversos os motivos pelo pode resultar em um financiamento reprovado. Com os exemplos apresentados você poderá identificar com antecedência se possui algum risco e retificar a tempo.

Então, caso você já tenha passado pela experiência de ter a solicitação negada, ainda há tempo de fazer uma nova tentativa! Lembre-se de seguir as dicas apresentadas.

Portanto, cada instituição financeira define suas próprias políticas de concessão de crédito, e cada cliente tem um perfil financeiro único. Por isso, abordamos cada caso de forma exclusiva. O fundamental é manter o ânimo e persistir na busca pela realização do seu sonho.

Na Treèle Construtora, o atendimento dos consultores é personalizado e análise de crédito não possui nenhum custo para o cliente. Conte com nossa equipe para te apoiar nessa jornada!

Para acompanhar mais conteúdos sobre o mercado imobiliário, acesse os demais conteúdos do nosso blog.