O financiamento permite que muitas pessoas realizem o sonho da casa própria. Mas apesar de facilitar o processo de compra, esse tipo de pagamento envolve bastante planejamento. Isso exige que os compradores fiquem sempre atentos aos detalhes.

Por exemplo, sabia que existe um limite de parcelas para financiar um imóvel? Pois é! Atualmente, o comprador pode dividir em até 420 meses, o equivalente a 35 anos. Porém, cada banco define o prazo máximo que irá ofertar. O mais comum são empréstimos de 5, 15 e 30 anos.

O tempo de financiamento também vai depender da idade do titular, já que as instituições bancárias precisam ter certeza de que a idade de quem está comprando é compatível com o tempo de duração do empréstimo. Se você quiser financiar um imóvel, só poderá parcelar até o período em que completará 80 anos e 6 meses, pois a soma da idade do comprador mais o tempo de financiamento não pode ultrapassar esse limite. Ou seja, para dividir em 420 vezes é preciso ter, no máximo, 45 anos e 6 meses. Já a idade mínima para financiar um imóvel é 18 anos.

Além das regras relacionadas ao tempo de financiamento, o comprador deve estar em dia com o SPC e Serasa. Os bancos também exigem que seja comprovado renda e que o valor da primeira parcela não seja superior a 30% da renda familiar bruta mensal do titular.

Se você ainda estiver com dúvidas sobre as regras do financiamento, entre em contato diretamente com o banco que fará o seu empréstimo. Lá eles poderão te dar todos os detalhes que você precisa. Para mais informações sobre o mercado imobiliário, acompanhe o nosso blog!