Muitas pessoas têm a dúvida de escolher entre casa ou apartamento, e estamos aqui para ajudá-lo a entender qual opção é a melhor para o seu estilo de vida e orçamento.

Escolher entre casa ou apartamento é uma decisão crucial, pois provavelmente será o lugar onde você morará por muitos anos. No entanto, a escolha pode ser difícil, já que ambos têm vantagens e desvantagens.

Neste artigo, consideramos diferentes perfis e rotinas para ajudar na decisão e determinar qual opção é a melhor para cada caso.

Aqueles que valorizam mais espaço e privacidade, sem dúvida, encontrarão muitas vantagens em escolher uma casa. Por outro lado, aqueles que preferem uma vida mais prática e ter opções de lazer disponíveis a qualquer momento, podem descobrir que viver em um apartamento é uma excelente escolha!

Continue esta leitura para que você possa decidir o que é mais adequado ao seu estilo de vida e necessidades atuais ou futuras.

 

 

Vantagens e desvantagens de morar em uma casa:

Espaço: Não há dúvidas, viver em uma casa oferece a oportunidade de desfrutar de muito mais espaço! É ideal para famílias grandes ou para aqueles que desejam mais espaço para os pets.

Além disso, ele é perfeito para aqueles que precisam de um ambiente privativo para o trabalho ou hobbies, e também para aqueles que desejam receber amigos e familiares com mais privacidade, como em um churrasco no final de semana.

 

Privacidade:

Podemos dizer que essa é uma das vantagens mais importantes! Já imaginou poder ouvir sua música favorita sem se preocupar com o volume? Além disso, a privacidade é significativamente maior, já que não é necessário compartilhar espaços comuns com outros moradores, como ocorre em um condomínio.

Quintal privativo:

Outra grande vantagem de morar em casa é a possibilidade de ter uma área externa. O simples fato de você ter o seu quintal privativo onde pode relaxar, aproveitar o sol, brincar com seu pet ou utilizar como bem entender.

Aquisição:

Por outro lado, casas exigem um valor maior para compra, uma vez que o custo é calculado com base no valor por metro quadrado.

Além disso, caso a casa esteja pronta, é necessário fazer um considerável aporte financeiro para cobrir o valor referente à entrada da compra do imóvel.

Manutenção:

Engana-se quem pensa que morar em uma casa significa não se preocupar com manutenções. Ao contrário dos apartamentos, casas requerem manutenções mais frequentes.

Isso significa que despesas como jardinagem, pintura e limpeza, estarão sempre presentes no seu orçamento.

 

Vantagens e desvantagens de morar em um apartamento

Segurança: A sensação de segurança é muito maior em um condomínio, devido à infraestrutura que permite o controle de acesso de moradores e visitantes por meio da portaria. Assim como câmeras de segurança, muros altos e diversos outros recursos que garantem mais tranquilidade.

 

Custos Compartilhados:

Apartamentos podem ser mais econômicos quando comparados às casas, pois os custos de manutenções podem ser compartilhados com outros moradores.

Praticidade:

Viver em um apartamento pode ser muito mais prático, e o principal motivo para isso é que os apartamentos costumam ter plantas bem menores do que uma casa, o que demanda menos tempo para limpeza e cuidados gerais.

Por esse motivo, para aqueles que possuem uma vida corrida, sem dúvida o apartamento é uma excelente escolha!

Áreas comuns:

Acessível a qualquer hora do dia, viver em um condomínio oferece uma variedade de itens de lazer à sua disposição. Desde espaço dedicado para brincar com seu pet, até áreas para receber amigos e familiares para uma deliciosa confraternização.

É por isso que a tendência de condomínios-clube está tão em alta, pois são projetados com foco no bem-estar e qualidade de vida dos moradores.

Eles proporcionam espaços de áreas comuns pensados e desenvolvidos para atender a todos os estilos de vida, oferecendo opções de lazer e convivência que atendem às necessidades e preferências de cada indivíduo.

Aquisição:

Atualmente, comprar um apartamento é muito mais fácil do que comprar uma casa, especialmente se você pretende financiar. Optar por um apartamento na planta proporciona maior facilidade de crédito e vantagens significativas em relação ao parcelamento.

Em alguns casos, é possível financiar por meio do programa Minha Casa, Minha Vida, o que facilita ainda mais, já que as taxas de juros são menores e há subsídios do Governo Federal disponíveis.

Custos e regras de condomínio:

Mas nem tudo são flores. Morar em apartamento implica em pagamentos mensais de taxas de condomínio. É importante lembrar que, quanto maior o condomínio, maiores serão as taxas cobradas para administração.

Além disso, é necessário adaptar-se às regras definidas em assembleias, uma vez que elas são responsáveis por garantir a tranquilidade dos moradores. Essas regras incluem horários permitidos para reformas, entregas e até mesmo o uso de áreas comuns, entre diversas outras restrições.

É importante lembrar que o descumprimento de regras ocasiona em multas que deverão ser pagas pelo morador.

 

Conclusão

Você viu que tanto casas quanto apartamentos têm suas vantagens e desvantagens. Portanto, a escolha deve ser feita com cuidado, sem pressa, sempre priorizando sua rotina e estilo de vida.

Não se esqueça que, além de todos os itens listados, é importante se planejar financeiramente para a compra do seu imóvel, seja ele uma casa ou apartamento.

Na Treèle Construtora, oferecemos diversas opções de casas e apartamentos. Seja qual for o seu estilo de vida, temos um lar esperando por você.

Aproveite a oportunidade para financiar o seu imóvel na planta através do programa Minha Casa, Minha Vida, nossa equipe de consultores está disponível todos os dias da semana para atendimento.

Clique aqui e fale conosco agora mesmo.