O primeiro passo para realizar um grande sonho – como o da casa própria – é organizar bem seu dinheiro. Se você não sabe por onde começar, confira o passo a passo abaixo que conta com dicas simples e práticas que podem ajudar. 

É preciso anotar suas despesas fixas

Sim, o grande pilar da organização financeira começa aqui. Para administrar bem seu dinheiro, você precisa ter plena noção da sua renda (ou da sua renda familiar, caso suas despesas sejam partilhadas) e de quais são seus gastos mensais obrigatórios. Aqui entram pagamentos essenciais – aluguel e/ou financiamento, contas como luz, água, gás, IPTU e/ou IPVA e outros. Basicamente, tudo que não é supérfluo. 

A partir daí, use uma planilha ou aplicativo para organizar tudo. Subtraindo as despesas fixas da renda total, você consegue saber bem quanto sobra para poupar e investir, quanto sobra para lazer e outras atividades e quanto sobra para outras compras opcionais. 

Sincronizar as datas pode ajudar

Se você recebe sempre no dia 5, tente organizar suas datas de pagamento de despesas fixas – aluguel, financiamento, conta de celular – sempre para os dias seguintes. Isso vai te ajudar a resolver as pendências financeiras necessárias daqueles meses de uma tacada só. Assim, você também evita esquecer que um valor já estava reservado para uma despesa e gastá-lo antes. 

Investir não é tão difícil

Para quem tem pouca familiaridade com o assunto, investimentos podem parecer um bicho de sete cabeças. Na prática, investir está longe de ser difícil – os valores rendem mais do que se você deixá-los na poupança. Para começar, é preciso abrir uma conta em uma corretora de investimentos – existem muitas no Brasil e esse processo é muito simples, muitas vezes feito totalmente via aplicativo. É possível começar com valores a partir de R$ 35 dependendo do investimento escolhido.

Ter metas pode te ajudar

Quais são seus principais objetivos e sonhos? É comprar e decorar sua casa própria, por exemplo? Mantenha essa meta em mente e direcione seus esforços para ela – isso ajuda a refletir sobre os gastos do dia a dia e evitar compras por impulso. 

Controle o cartão de crédito

Sim, o cartão de crédito pode ser um ótimo aliado, mas só para quem sabe usá-lo. Ou seja, para quem paga a fatura integralmente todos os meses na data correta. Evite ao máximo atrasar o pagamento, parcelar a fatura ou pagar parcialmente o valor daquele mês. Isso porque os juros cobrados no cartão de crédito são altíssimos e, por conta disso, é fácil perder o controle e se endividar. Fique sempre de olho nos valores da sua fatura ao longo do mês para evitar perder o controle. 

A internet é sua aliada

Hoje é possível comprar praticamente de tudo online e é possível pesquisar valores em poucos cliques. Portanto, nada de comprar algo na empolgação do momento: confira valores em vários sites. Isso, claro, sem esquecer de analisar também os valores de frete e condições de parcelamento, caso vá utilizar, pois muitas vezes há juros envolvidos. 

Pechinchar é uma arte

Existem lojas que oferecem descontos para pagamentos à vista ou em dinheiro. E não há problema algum em pedir por isso – muitas vezes a diferença de valor é por conta das taxas dos cartões que são repassadas ao consumidor. Nas lojas online, provavelmente você já deve ter notado que esse desconto muitas vezes aparece nas opções de pagamento. Tenha isso em mente na hora de comprar itens de valor mais expressivo, como móveis, eletrônicos ou eletrodomésticos. 

Se você tem uma lista extensa de coisas que precisa comprar – caso esteja mobiliando uma casa, por exemplo, ou preparando a mudança – coloque tudo no papel ou numa planilha. Analise quanto você economizaria comprando tudo à vista e se você pode efetivamente pagar por tudo no ato. Se a resposta for sim, ótimo! Se não, leve em conta quanto demoraria para juntar a soma em questão e a urgência na necessidade do produto para aí cogitar o parcelamento. 

E se esse conteúdo te ajudou a se planejar melhor para dar um grande passo em direção a suas metas, aproveite também para seguir a Treèle no Instagram e ficar por dentro de mais conteúdos como este.

Quero saber mais sobre os empreendimentos da TREÈLE

    https://treele.com.br/wp-admin/media-upload.php?post_id=3160&type=image&TB_iframe=1