Conheça a tecnologia Wood Frame, que constrói casas de forma mais eficiente e sustentável

Uma casa que é construída de forma mais rápida e eficiente do que a média, além de oferecer maior conforto térmico e acústico. Como ela demanda muito menos processos do que uma construção tradicional, é também mais sustentável. É isso que a tecnologia alemã Wood Frame, trazida para o Brasil pela TecVerde tem. Basicamente, os imóveis são construídos a partir de painéis – e é considerado um dos processos mais modernos na construção civil atual. Tanto é que é muito usada em imóveis no Japão, Canadá, Chile e Estados Unidos.

Por aqui, essa tecnologia já está sendo usada há cerca de dez anos – e foi a escolhida para a obra Colina do Norte, da Treèle.

Como as casas são construídas?

Por incrível que pareça, a maior parte do processo de construção de um imóvel feito com a tecnologia TecVerde acontece dentro da fábrica onde são montados painéis. Eles saem de lá já prontos e são encaixados para virar uma casa.

Cada painel destes é feito com as chamadas chapas OSB, que são de madeira estrutural com tratamento anticupim. Sobre o lado externo da chapa é aplicado um material que funciona como uma barreira contra o calor e o vapor d’água. Além disso, na etapa final de montagem são revestidos também com chapas cimentícias, o que faz com que a aparência (e a durabilidade) fique como a de uma construção de alvenaria.

 

Já a parte interna recebe gesso acartonado, o que faz com que o ambiente seja fácil de higienizar e ainda ofereça conforto térmico e acústico. Isso quer dizer que há menos gasto em energia elétrica no imóvel, pois fica mais fresco no verão e menos gelado no inverno. Toda a parte elétrica e hidráulica é inserida nos painéis ainda na fábrica, o que também permite testes de qualidade antes que sejam instalados. Os painéis chegam ao local da construção em embalagens fechadas – aí é só montar.

Manutenção e vantagens

Em linhas gerais, não há grandes diferenças na manutenção. Fazer pintura, limpeza ou mesmo pendurar quadros, TV’s e outros objetos decorativos são tarefas feitas da mesma maneira. E há ainda outras vantagens, como o fato de os materiais usados na produção dos painéis passarem por tratamentos específicos – isso faz com eles sejam resistentes a cupins e fungos. A placa cimentícia que reveste externamente os imóveis é também um material incombustível, o que ajuda a evitar incêndios.

Já a parte interna das chapas tem uma manta que faz com que a umidade interna possa evaporar, mas sem deixar a umidade de fora entrar – o que previne aparecimento de mofo e bolor. A casa também tem durabilidade similar a de uma construção em alvenaria – pelo menos 50 anos. No Japão e em alguns países da Europa é possível encontrar construções em wood frame que tem mais de 100 anos.

E se você curtiu e ficou curioso sobre os imóveis construídos com tecnologia Wood Frame, aproveite para entrar em contato com a Treèle, que trabalha em parceria com a TecVerde, e também para seguir a gente nas redes sociais.

Quero saber mais sobre os empreendimentos da TREÈLE

    https://treele.com.br/wp-admin/media-upload.php?post_id=3160&type=image&TB_iframe=1